Menu de navegação de página

T e x t o s & T e x t u r a s

Pietá (Natal)

Eucaristia às avessas!

O primeiro Natal foi uma eucaristia às avessas.  Na Santa Ceia, nós nos alimentamos do corpo de Deus. No Natal, Deus, no colo da humanidade, se alimenta da sua carne, e bebe do seu leite.

(Aprendi isso com o Rubão — é assim que um grupo de amigos mais próximos chama o Rubem Alves… é que pra nós ele é grande mesmo!)

É véspera de Natal, e tudo está preparado para a Ceia. Comamos e bebamos com a moderação e a solenidade de quem está dando de comer à criança divino-humana, de nascimento humilde e amor eterno, que se aninha em nossos braços…

Santa ceia, ceia santa. Deus no colo! Pietá.

Desejo a todos um Natal divino, e um Ano Novo mais humano.

Luiz Carlos Ramos

2 Comentários

  1. Luiz amigo, aproveito o seu e-mail pra dizer que foi muito legal a experiência com as aulas de homilética. Adorei as suas sugestõpes. Aproveitei o primeiro e segundo capítulos da sua tese. Fizemos uma boa discussão teórica sobre a arte da pregacão. No próximo semestre trabalheremos a coisa de maneira prática. Cada um terá que apresentar um sermão. Como vc tem feito nesses casos? Que texto vc aconselharia para nos acompanhar nessa empreitada mais prática?
    Se me permite uma sugestão, por que vc não publica a tese em partes? O primeiro capítulo dá um livrinho fantástico. Percebí isso pela discussão com os alunos.

    Bom, tudo isso são questões para o ano que vem. Inclusive a sua resposta as minhas perguntas. O importante agora é dizer que que também pra vc desejo um Natal mais divino e um novo ano mais humano. Continuo fã do seu blog e, por isso mesmo, de alguma maneira, sinto-me pastoreado por vc. Obrigado irmão!
    Um lindo natal pra vc e os seus. Edson.

  2. Saudade de você, rapaz!
    Quando estava no SPS aprendi a te olhar como autoridade ao participar dos eventos do CEBEP.
    Agora, décadas depois, é bom ler tua história e te ver crescendo continuamente, pois és capaz de promover sempre a amizade.
    Pois é, isso me faz sentir saudades de vc!
    Grande abraço
    Aluizio

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.