Menu de navegação de página

T e x t o s & T e x t u r a s

Advento

BANNER_ADVENTO_1

No calendário cristão, o Ciclo do Natal compreende: o Advento, o Natal, a Epifania e Batismo do Senhor. Este ciclo tem início quatro domingos antes do Natal (25 de dezembro) e se estende até o Batismo do Senhor (Domingo após a Epifania, 6 de janeiro).

O Advento, como parte do Ciclo do Natal, também é o tempo que marca o início do calendário litúrgico cristão. Sua origem é documentada a partir do século IV a.C. Semelhante à Quaresma, que é a preparação para a Páscoa, que celebra a expiação de Cristo, o Advento surge como preparação para o nascimento de Jesus.

Advento, do latim adventus, significa “vinda”, “espera”. Trata-se de uma celebração na qual o foco é a expectativa da vinda do Messias, o Cristo prometido. Este período, que celebra a espera do Messias, pode ser subdividido em duas partes: os dois primeiros domingos enfatizam o Advento Escatológico (a Volta de Cristo) e o terceiro e quarto domingos destacam a Preparação do Natal de Cristo. Assim, a quadra litúrgica do Advento tem simultaneamente a dimensão da expectativa da segunda vinda de Cristo, bem como a expectativa da chegada do Messias que concretiza o reino de Deus.

Os teólogos se referem a essa tensão dialética que significa viver a espera do cumprimento das promessas e renovar a esperança no reino que virá, como o “já” e o “ainda não”. Essa ideia do “Já-e-ainda-não” se traduz de maneira artística pelo emprego da cor violeta (ou roxa e lilás) na ornamentação litúrgica, pois são cores que se obtém da mistura “dialética” de uma cor quente misturada com uma cor fria: o vermelho e o azul.

A espiritualidade do Advento é marcada (destaque para cada domingo):

  1. Pela esperança e o aguardo do Messias prometido;
  2. Pela na concretização das promessas de Deus;
  3. Pela demonstração concreta do amor de Deus com a chegada do Messias;
  4. Pela paz, anunciada e plenificada pelo Messias.

 Rev. Luiz Carlos Ramos+
(Advento 2014)

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: