Menu de navegação de página

T e x t o s & T e x t u r a s

Nós também temos os nossos santos

kreuz

Lucas 6.20-31:

Foi então que Jesus, fixando seu olhar penetrante sobre os discípulos, disse-lhes:

“Bem-aventurados os pobres, porque o reino Deus já é de vocês.

“Bem-aventurados os que agora passam fome, porque em breve vocês terão fartura.

“Bem-aventurados os que agora choram, porque está chegando o tempo em que vocês haverão de sorrir.

“Bem-aventurados são, se os odiarem e os excomungarem, os insultarem e os considerarem indignos, por sua lealdade ao Filho do Homem.

“Alegrem-se muito naquele dia e exultem, porque maior é a recompensa que lhes está reservada no céu; pois lembrem-se de que os seus antepassados trataram dessa mesma forma os profetas.

“Mas ai de vocês, ricos! Porque tiveram a sua consolação.

“Ai de vocês, que agora estão empanturrados! Porque ainda virão a passar fome.

“Ai de vocês, que agora estão gargalhando! Porque virão a lamentar e chorar.

“Ai de vocês, quando todos os bajularem! Porque assim procederam seus antepassados com os falsos profetas.

“Digo, porém, a todos vocês que me ouvem: amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam; falem bem dos que os maldizem. Ao que lhe bate numa das faces, ofereça-lhe também a outra; e, ao que tirar o seu casaco, deixe que leve também a camisa; dê todas as vezes a todo o que lhe pedir alguma coisa; e, se alguém tomar o que é seu, não entre em demanda por isso.

“O que quiserem que as pessoas façam para vocês, assim façam vocês também a elas.”

* * *

Os metodistas também temos os nossos santos, conquanto não exatamente da mesma forma que a Igreja Romana os tem.

Santos são considerados todos os cristãos, especialmente os primeiros, tais como os apóstolos e apóstolas: Pedro, Paulo, Tiago, João, Maria Madalena, Lídia, Priscila etc.

Santos também são chamados, nas Escrituras Sagradas, todos aqueles e aquelas que devotaram sua vida a serviço do Reino.

Chamamos santos, portanto, toda pessoa que espelha na sua vida a vida de Cristo. Nesse sentido, todo cristão pode ser considerado um santo.

No entanto, não temos uma instância conciliar na qual os candidatos são examinados e, então, canonizados.

Também não recorremos a qualquer dos que consideramos santos para que sirvam de intermediários em nossas orações. Para isso descansamos na Escritura que nos ensina: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos” (1Tm 2.5-6a)

Nós metodistas também celebramos o Dia de Todos os Santos, em 1o. de novembro, e recordamos todos os “santos que descansaram do seu labor”. Nessa ocasião honramos a memória daqueles e daquelas que, tendo falecido no corrente ano, são então lembrados em ação de graças por sua vida de fidelidade e pela bênção que tivemos de compartilhar da sua companhia e da sua fé.

A leitura do Evangelho do dia, este ano, é a de Lucas 6.20-31, pela qual ouvimos as proclamações das bem-aventuranças seguidas dos ais, conforme registradas por São Lucas. Assim, à luz do Evangelho, santos são os bem-aventurados, mas ai dos que não o são!

Há quem acuse os católicos romanos de idolatria porque veneram, por meio de representação escultural, pessoas boas que procuraram fazer o bem (ou que pelo menos mal não podem fazer). Mas a maior de todas as idolatrias está bem guardada nos bolsos e cofres, inclusive de muitos devotos protestantes, e esse ídolo se chama Mamon… Um deu$ deveras ecumênico. Desse deus devemos ser ateus.

Ao contrário: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade.” (Cl 3.12)

“Cantai ao Senhor, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade.” (Sl 304)

Rev. Luiz Carlos Ramos
Para o Dia de Todos os Santos
| Ano C, 2016

(Para ver mais sobre os santos e os metodistas, visite http://www.umc.org/what-we-believe/do-united-methodists-believe-in-saints)

Um comentário

  1. Como sempre, claro e edificante!

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: