Menu de navegação de página

T e x t o s & T e x t u r a s

Oração pela Paz Justa e a Humanidade em Crise

Prédios bombardeados e escombros preenchendo uma paisagem desolada, mostrando o impacto devastador da guerra.

Deus de toda a criação, fonte de justiça e amor incondicional, elevamos a ti o clamor de nossos corações por Paz Justa em todo o mundo. Nossa alma está em luto e perturbada pelas imagens de dor e destruição que nos chegam, especialmente da Faixa de Gaza e de toda a Palestina.

Senhor, olha com compaixão para o povo palestino que sofre o peso de um genocídio e de décadas de opressão, despossessão e violência. Pedimos o fim imediato do cerco, dos bombardeios, e de toda a violência que ceifa vidas inocentes, sobretudo crianças, mulheres e idosos.

Rejeitamos, ó Deus, em nome da tua verdade e da tua justiça, a blasfêmia de usar a religião ou o teu Santo Nome para justificar ações hediondas, o ódio, o genocídio e os crimes de guerra. Que o teu Amor Incondicional, que nos ensina a amar até mesmo os inimigos, prevaleça e silencie para sempre a voz de qualquer “Deus da Morte” invocado para a destruição.

Que a tua luz revele a verdade e que a justiça prevaleça para que este ciclo de sofrimento e vingança seja quebrado.

Clamamos também por Paz Justa e dignidade em nosso próprio país. Olha para o Brasil e para a violência que atinge nossas comunidades. Lembramos das recentes e brutais mortes, inclusive de inocentes, resultantes das ações policiais nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. Que a vida nas favelas e periferias tenha o mesmo valor sagrado que em qualquer outro lugar. Inspira as autoridades à responsabilidade, ao respeito inegociável pela vida e ao fim da letalidade policial.

Inspira os líderes mundiais e as organizações internacionais a agirem com coragem e determinação, não com cálculos políticos, mas com a urgência moral de proteger a vida e defender o Direito Internacional.

A nós, que hoje aqui nos reunimos para orar pela paz, concede a força para não nos conformarmos com a injustiça. Que a voz da razão e da humanidade se eleve acima do ruído da guerra, e que os corações endurecidos sejam tocados pela empatia, a compaixão e a solidariedade. Clamamos pela garantia de direitos humanos inalienáveis para todos os povos daquela terra, um futuro de dignidade e coexistência segura, com o fim da ocupação e o reconhecimento pleno da autodeterminação.

Estende a tua mão de paz sobre todos os focos de conflito que atormentam o planeta. Desde a Ucrânia à Etiópia, do Sudão ao Haiti, e em tantas outras terras esquecidas: que cesse a matança e que se consolidems caminhos de diálogo e reconciliação.

E vela, Pai, pela soberania das nações, como a Venezuela, e de todos os países cujas fronteiras e autodeterminação estão sob ameaça de intervenção ou domínio externo. Que o respeito mútuo e a não-interferência prevaleçam sobre a ganância e o poder.

Fortalece-nos para sermos instrumentos da Tua paz onde quer que estejamos. Que a nossa esperança não esmoreça e que o nosso compromisso com a justiça social e a solidariedade se aprofunde.

Tudo isso te suplicamos humildemente, na comunhão universal

Daqueles e daquelas que vivem pela fé, na esperança e em amor. Amém.

Luiz Carlos Ramos
Outubro, 2025

Crédito da Imagem:
Ultrarealistic 4K image of a country in ruins after the war
De Thanaseth
Gerado com IA
O uso editorial não deve ser enganoso ou falso.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.