Menu de navegação de página

T e x t o s & T e x t u r a s

A magia do equilíbrio

Luiz Carlos Ramos

CIMG3780

Hoje, meu menino aprendeu a andar de bicicleta.

E tive o privilégio de participar desse mágico processo: primeiro, ajudando, depois, simplesmente, aplaudindo.

Antes, as rodinhas de apoio eram um auxílio ao aprendiz, mas logo se tornaram um estorvo. O Luca chegou a machucar os pés nelas algumas vezes.

Então resolvi retirar as tais rodinhas, pois me convenci de que toda ajuda excessiva, além de desnecessária, torna-se maléfica (essa foi a mágica que eu tive que aprender, pra que ele pudesse aprender a dele).

Pra minha surpresa, já na primeira tentativa, lá foi ele, pedalando e equilibrando-se sobre duas rodas em sua bicicleta amarela.

CIMG3786

Não houve como evitar, caiu algumas vezes… nada grave… mas sempre tornava a se levantar, e voltava a pedalar, encantado com magia do equilíbrio, que ele mesmo realizava integrando seu corpo ao da bicicleta.

Nas primeiras vezes, o mais difícil era a arrancada e a parada. Mas algumas horas depois, e alguns tombos a mais, a técnica estava perfeitamente dominada.

Então eu soube que podia ficar tranqüilo quanto ao futuro do meu filhote… ele, certamente, saberá equilibrar-se no caminho da vida! Saberá proteger-se quando, por alguma razão, tropeçar ou cair. E, principalmente, saberá reerguer-se, e dar novo impulso, para voltar a pedalar feliz, rumo ao futuro.

Quanto a mim, espero poder, de alguma forma, participar desse futuro, e ter sabedoria para distinguir entre a hora de ajudar e a hora de, simplesmente, aplaudir.

Creative Commons License
A magia do equilíbrio (crônica) by Luiz Carlos Ramos is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: