Menu de navegação de página

T e x t o s & T e x t u r a s

A Reforma Protestante e a revolução musical de Johann Sebastian Bach

Descobri este ótimo vídeo (uma produção BBC) por indicação da minha amiga Ana Cristina Aço, e o compartilho com vocês.

“Interessante série que aborda importantes compositores e músicas sacras da antiguidade. Um visual rico e uma jornada musical pelos 600 anos de música sacra que viajando pela Inglaterra, Itália e Alemanha, nos leva a uma jornada Eventos marcantes da história da música como o surgimento dos corais polifônicos, a construção da majestosa catedral gótica de Notre Dame, a renascença italiana e o rompimento de Henrique VIII com a Igreja Católica criaram dilemas da fé e da música nos compositores da época analisando os
principais compositores e o contexto histórico em que produziram suas obras. Como a reforma protestante de Martinho Lutero provocou uma revolução na música de Johann Sebastian Bach.” (Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=w0blpA4-9co&feature=player_embedded)

4 Comentários

  1. agora bach virou protestante também? que heresia. ..

  2. Interessantissimo,profundo e muito informativo. Estou com o coração muito contente por ter acesso a este documentário, conhecer parte da nossa história e a riqueza da cultura protestante. Pena, que a julgar pelos comentários parece que poucas pessoas assistiram, obrigado.

  3. Que coisa mais linda, Luiz Carlos Ramos! MUITO OBRIGADA por este post tão maravilhoso! Assisti ao filme com muita emoção, maravilhada com a música de Bach, que sempre me toca como se fosse a primeira vez que a ouvisse. Tenho uma identificação muito grande e especial por esse que considero o maior de todos, e concordo plenamente com os que dizem que ele é o 5o. evangelista! Nestes tempos em que a gente lamenta tanto a falta de profundidade (e de tantas outras coisas…) no cenário musical protestante, rever e aprender sobre Bach só me dá motivos e inspirações para celebrar esse legado GLORIOSO, que infelizmente poucos têm conhecimento. Mas valeu demais, Luiz! Parabéns e muito obrigada, mais uma vez!

  4. Querido Luizão, obrigado por compartilhar um material precioso. Um grande abraço. -Vitor

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: