Menu de navegação de página

T e x t o s & T e x t u r a s

O pastor e o boiadeiro

João 10.1-18

“Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador.  2   Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas.  3   Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora [exago].  4   Depois de fazer sair [ekballo] todas as que lhe pertencem, vai [poreuomai] adiante [emprosthen] delas, e elas o seguem [akoloutheo], porque lhe reconhecem [eido] a voz;  5   mas de modo nenhum seguirão [akoloutheo] o estranho; antes, fugirão [pheugo] dele, porque não conhecem [eido] a voz dos estranhos.  6   Jesus lhes propôs esta parábola, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava.  7   Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.  8   Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido.  9   Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.  10   O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida [zoe] e a tenham em abundância. 11   Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida [psyche] pelas ovelhas.  12   O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. 13   O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas.  14   Eu sou o bom pastor; conheço [ginosko] as minhas ovelhas, e elas me conhecem [ginosko] a mim,  15   assim como o Pai me conhece [ginosko] a mim, e eu conheço [ginosko] o Pai; e dou a minha vida [psyche] pelas ovelhas.  16   Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las [ago]; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor. 17   Por isso, o Pai me ama [agapao], porque eu dou a minha vida [psyche] para a reassumir.  18   Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.” (ERAB)

Há uma distinção que deve ser feita entre o Pastor e o Boiadeiro.

As palavras de Jesus deixam muito claro que é papel do bom pastor conduzir as ovelhas (vd. os vs. 4 e 16, à luz do v. 9). Os verbos gregos empregados nesse contexto são: Exago (v. 3) = “conduzir para fora”, “trazer para fora”; ekballo (v. 4) = “tirar”, “fazer sair”, e poreuomai emprosthen = “ir à frente”, “viajar”, “partir”; akoloutheo (v. 5) = “seguir”, “acompanhar”, “estar no mesmo caminho”; ago (v. 16) = “conduzir”, “ir adiante”, “caminhar na frente”, “caminhar à frente”.

O trabalho de um pastor de ovelhas, portanto, é muito diferente do trabalho de um boiadeiro: enquanto o pastor conduz caminhando à frente do rebanho, o boiadeiro vai atrás, tangendo o gado. As ferramentas do pastor são a voz serena, para orientar, e o cajado, para proteger; enquanto as ferramentas do boiadeiro são o berrante, para amedrontar, e o chicote, para punir.

Caminhar à frente implica em ser o primeiro a enfrentar os perigos, ter de abrir caminho e afastar espinhos, significa portanto, ser exemplo, dar os primeiros passos e abrir passagem rumo à libertação.

Se ser pastor é sair e guiar o rebanho para a libertação, só pode ser pastor quem se põe a caminho! Quem não vai a lugar algum, ou fica confinado pelas paredes eclesiásticas, não pode conduzir ninguém. Quem se limita a apontar o caminho com dedo ameaçador e voz berrante não é pastor de verdade. Porque não é como Jesus! Jesus não é assim.

Jesus é o bom pastor, porque vai adiante e dá a vida pelas suas ovelhas.

Rev. Luiz Carlos Ramos
Por uma igreja de mentes abertas, corações abertos e braços abertos

Para o Quarto Domingo da Páscoa
| Ano B, 2018

2 Comentários

  1. Reverendo, qual as referências usadas?

    • Olá, Wdson.
      A referência é Jão 10.
      Acabei acrescentando o texto bíblico no post.
      Obrigado,
      luiz

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: